sábado, 17 de maio de 2014

Preparativos para o casamento: organização, fornecedores, etc!

Como eu contei no começo do ano nesse post aqui, vou me casar em outubro e estamos a todo vapor com os preparativos pro casório. Vira e mexe, posto alguma coisa sobre isso lá no Instagram, mas resolvi fazer esse post pra contar como andam as etapas e o que já aprendi até aqui. Prometo que a partir de agora falarei mais sobre o assunto, principalmente porque já fiz e vou fazer vários DIY bacanas e espero que as dicas possam ser úteis pra outras noivinhas de plantão!

 1) Fotógrafos: foi a primeira coisa que fechamos, depois da data e o local. Como o que vai ficar são as recordações, considero essa uma das coisas mais importantes a serem definidas. E eu sou muuuuito chata com foto, perfeccionista mesmo! Fico incomodada com detalhes que "estragam" a cena e morro de medo de não ter algum momento incrível registrado. Então, escolhemos um estúdio que nos identificamos muito com o estilo de fotografia e que tenho certeza que farão um belo trabalho! Não adianta você apreciar um profissional mas não se ver alí nas fotos, sabe? Tem que rolar simpatia, o fotógrafo precisa conhecer o casal, deixá-los à vontade e saber identificar os momentos certos de cada um!

2) Lista de convidados: esse é um item fundamental pra resolver várias outras coisas. É por meio dele que se baseiam outros orçamentos e decisões. E por mais que as relações mudem de um ano pra outro, fazer isso com antecedência garante, no mínimo, uma boa previsão. E aí, entra em jogo a ponderação sobre quem chamar. Porque, gente, se formos chamar todos os parentes, conhecidos e afins, é gente que não acaba mais! E o legal da ocasião é reunir aqueles que realmente fazem parte da sua vida, conhecem e torcem pelo casal, aqueles que, independente de qualquer coisa, estarão alí. Então perguntinhas simples como essas desse infográfico, podem ajudar bastante.


3) Buffet: um dos itens que dependem diretamente do número de convidados. E aí uma coisa que eu prezo muito: a qualidade ou invés da quantidade. Acho que vale mais a pena reduzir o número de pessoas e contratar um serviço bacana ao invés de fazer uma festa enorme, mas que as pessoas não sejam bem servidas. E aí, quanto mais completo o buffet, menos preocupação você tem pra contratar outros fornecedores. Porém, é importante também que o buffet te dê essa liberdade de escolha, ou seja: caso você queira fazer o bolo com uma outra confeiteira, isso é possível, entende?

4) Decoração: já tenho várias ideias e coisas definidas, mas sempre rola uma dúvida se tudo junto vai funcionar legal... então, é importante você já começar a pensar em uma paleta de cores para ajudar a definir as flores e também o estilo da decoração. Como eu já disse, o Pinterest é super amigo pra te dar ideias e ajudar a pensar nesses detalhes.

5) Vestido: definitivamente, uma das coisas mais complicadas. Até eu, que já imaginava perfeitamente como seria o modelo do meu, tive dificuldade na hora que comecei a ver a quantidade de tecidos e possibilidades. To querendo casar mil vezes (com o mesmo marido), só pra poder usar vestidos diferentes! Mas acho que o mais importante nessa escolha, é pensar naquilo que vai te deixar feliz e CONFORTÁVEL durante todo o tempo. Então, nada de saltos mirabolantes, cintas que esmagam a alma, arranjos que te dão dor de cabeça... A gente tem é que se sentir bem pra aproveitar cada segundo. Porque o que vai te deixar bonita mesmo, não vai ser a roupa e sim a alegria por estar vivendo todo aquele momento mágico.


E aqui vão algumas dicas:
  • Fuja do óbvio: resolvemos casar no domingo. E essa foi uma das escolhas mais acertadas que fizemos. Por que? Domingo é um dia lindo, sereno e como é bem menos comum pra casamentos, possibilitou muito mais disponibilidade de TODOS os fornecedores. A maioria não tinha mais nenhum sábado disponível esse ano.
  • Faça coisas você mesma! Além de dar uma carinha personalizada a tudo, ainda ajuda a economizar muuuito dinheiro. Um exemplo simples: sabe aquelas palavras de madeira que são usadas como enfeite em cima da mesa do bolo ou doces? Em um site especializado, elas custam em média R$80,00 (fora o frete). Sabe quanto eu paguei pela minha, que encontrei numa loja de artesanatos de Juiz de Fora? R$7,00. Ok, não se compra um carro com esse dinheiro, mas economizando um pouco de cada lado, no final ajuda muito.
  • Use seu felling: de fato, o sexto sentido é nosso melhor amigo. Se você não se sente seguro e à vontade com o fornecedor, não adianta forçar a barra. Procure pessoas que te transmitam confiança, que olhem nos seus olhos e demonstrem o mínimo de preocupação com você. Afinal, são elas que farão seu sonho realidade.
  • Não se descabele! A dica mais difícil de todas, mas a mais útil! Por mais que pareça muita coisa pra resolver, com o passar do tempo vai tudo se encaixando. Apesar da correria de conciliar isso com todas as outras atribuições do dia a dia, eu to adorando viver intensamente esse momento!
Obs.: Todas as fotos são do Estúdio MegaZap, o escolhido pra registrar o meu casamento! s2

 Acompanhe também:

13 comentários:

  1. Talita, parabéns, vc está no caminho certo com os preparativos. As dicas muito boas também, assino embaixo.
    Apenas um conselho, contrate uma assessoria para o dia, será muito mais tranquilo e proveitoso pra vc e sua família, bjs!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que coisa linda esse post <3
    Ameiiiiiiii Talita, foi um mega prazer quando vc nos escolheu para registrar o big day de vcs!!! Agradecemos o carinho e a confiança, com certeza vai ser um casamento lindo lindo lindo :)
    Já estou curiosa para os próximos posts e pra ver os seus feitos de decor !
    E em breve, mto em breve... Tem ensaio #uhull <3

    Beijooo grande !!!

    ResponderExcluir
  3. Menina, amei o lance do domingo!!!
    Muito bacana mesmo! Bem original né??? E as fotos??? Bom gosto lindinha esse estúdio tem!! Parabéns pela escolha e pela boa dica que você deixa, é claro que precisamos ver tudo depois do casório pra ter certeza de tudo isso mas estou torcendo para que dê muuuuito certo viu? Você é uma linda e carinhosa, criativa e merece tudo de bom! Tenho certeza que sua mão na massa vai colocar muito de sua identidade nesse dia tão especial!!
    Muitos beijos
    Ótimo sábado e domingo!!
    Cris

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto e explanação dos preparativos do casório. Tudo que é bem feito dá trabalho, mas com a criatividade e versatilidade demonstrada por você, posso dizer que 90% já é acerto. As fotos do texto também estão divinas. Sucesso e felicidades. Bjos.

    ResponderExcluir
  5. Que bacana, nem sabia que você ia casar! Parabéns! Eu casei há dois anos atrás e também foi uma correria, acho que sempre é, né? Adorei suas dicas.

    ResponderExcluir
  6. Oi Talita,
    Tenho certeza que seu casamento será um sucesso. Os preparativos requerem paciência, planejamento e claro, dinheiro para sair tudo como você quer.
    Convido você para participar da nossa pesquisa no blog
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que lindas as fotos
    adorei a daminha olhando em baixo do banco rs
    Kisses

    ResponderExcluir
  8. Oi Talita
    excelentes dicas
    que seus preparativos sejam encantadores

    bjs

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas, Talita. Eu não estou com planos de casar tão já, porque precisamos organizar melhor a nossa vida e decidir onde ficaremos, mas confesso que um grande dilema será a questão dos convidados. Minha família é enorme, MESMO, só meu lado posso contar umas 50 pessoas, mais o lado do Marcelo, mais amigos meus e dele... Jesus! Muita gente! Nem penso muito pra não ficar tensa antes da hora. Queria e quero muito uma coisa íntima, só com o pessoal próximo, mas ja pressinto as dificuldades! Adorei o site que indicou sobre os convidados!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Aiii que linda que tu vai ficar de noiva!

    Pois então, eu acabei só indo morar junto, que pra mim já foi um graaaaaaaande passo! Nunca foi meu sonho casar e tal, mas eu tou mega ansiosa pelo teu casamento, acho lindo demais as pessoas casarem, tipo, eu choro litros!
    Eu queria muito ir no teu casamento, hahha, tri me convidando! Mas encarando a realidade, isso não será possível, então fazendo o favor de programar uma filmagem bem legal pra hora da cerimônia porque eu vou querer chorar de emoção aqui na minha casa mesmo assistindo tudo! <3

    Muitas felicidades pra vocês 2 em todos os dias da vida!


    Beijos minha amiga virtual linda e querida!!!
    www.justbia.com.br

    ResponderExcluir
  11. Arrasou! Já anoite as dicas! hahahahahha

    Beijos, Tássia.

    ResponderExcluir
  12. Como cada dica dessa é preciosa nesses momentos. Queria eu ter podido aprender tanto assim na net qdo casei....hj faria mta coisa diferente! rs

    Ei, que barato as letras? Mas é cada uma o valor de R$ 7,00? To louca pra comprar tb, acho muito lindo na decoração, mas acho caro demais...muquirana...kkkk

    Beijocasssss

    ResponderExcluir
  13. Muito legal.
    Depois te dou dicas para o depois em relação a organização da residência.
    Bj

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...