quinta-feira, 15 de março de 2012

Paris, je t'aime!

Quem nunca sonhou ver aquela torre de perto, sentir o clima daquela cidade, sentar num café e ouvir uma conversa em francês, mesmo sem entender uma palavra?
Esse sonho se tornou real pra mim, mais cedo do que imaginava.
Eis que, em menos de dois meses, um sonho antigo, combinado a uma mãe com espírito aventureiro e umas férias de 15 dias, nos fizeram embarcar para uma das cidades mais lindas do mundo.
E não é exagero. É linda mesmo. E exala cultura, luz e café.Foram apenas cinco dias e diversos pontos turísticos percorridos.
Ficamos em um hotel próximo à Torre Eiffel. O primeiro dia ficou por conta de conhecermos o mais famoso ponto turístico da França [quiçá do mundo]. Depois fomos caminhando até o Arco do Triunfo, onde pudemos assistir a troca da guarda [que acontece todo dia às 18h3O] e o ascender das luzes da cidade, e andamos pela frenética e linda Champs Elyssée, cheias de lojas luxuosíssimas e muita badalação.
No segundo dia acordamos cedinho, tomamos um típico petit dejeneur em uma Boulangerie [os hotéis não costumam incluir o café da manhã no preço da diária, assim você tem a deliciosa opção de entrar em uma padaria e tomar o desjejum como muitos parisienses fazem] e, após alguns croissants, nos dedicamos a andar, andar e andar [pra mim, a melhor forma de vivenciar o dia-a-dia e sentir o cheiro de uma cidade].
Passamos pelo Museu das Armas, a ponte Alexandre III, Grande e Pequeno Palácio e caminhamos novamente pela Champs Elyssée até chegarmos à Praça da Concórdia e, finalmente, o Museu de Louvre [dizem que para se conhecer todas as obras do museu ficando apenas 30 segundos em frente de cada uma delas, seriam necessários 8 meses. Preciso falar mais alguma coisa?]. Fomos também à linda Igreja de Madaleine e não posso deixar de citar o mais famoso [e caro?] café de Paris, o Café Angelina.
No terceiro dia pegamos um Batomuche [uma das diversas companhias de barco que levam turistas pelo Rio Sena] até a Notre Dame. Depois fomos ao centro Pompidou, uma construção moderna que abriga diversas obras e exposições contemporâneas [meu preferido]. Fomos ao suntuoso Pantheon e tiramos uma foto no Jardins de Luxemburgo [sim, tiramos uma foto, pra constar, já que estava chovendo e já não aguentávamos mais andar].
Vida de turista cansa...
No quarto dia nos arriscamos pelos metrôs da cidade. Mesmo não estando acostumadas à essa "tecnologia", andar de metrô por Paris é bem tranquilo. As estações são muito bem sinalizadas e as linhas todas interligadas. Você pode ir a qualquer lugar. E nós fomos à Sacre Coeur, igreja belíssima no alto do bairro Montmartre, que nos proporciona uma vista linda da cidade.
Depois passeamos [e nos assustamos divertimos com todos os cabarés e lojas de sex shop] espalhados pela rua do Moulin Rouge.
Pegamos um metrô para conhecer a Ópera e passamos o resto da tarde fazendo compras olhando as maravilhosas lojas de tudo-que-se-possa-imaginar na Galeria Lafayette. O centro do consumo de Paris. No final da tarde, subimos ao terraço deste prédio para apreciar um lindo por do sol iluminando a cidade.No quinto e último dia, pegamos um trem até o Palácio de Verssailes. Museu muito bacana sobre a história do país e do mundo, obras e mobiliários dos reis e rainhas da França. De tão grandioso chega a ser inacreditável. Mas delícia mesmo é andar pelos lindos jardins. Gasta-se um dia lá.
Para nos despedirmos da cidade luz, aproveitamos o último fim de tarde para subirmos na Torre Eiffel e acompanhar o ascender de luzes da cidade. Uma paisagem e sensação que vão ficar pra sempre na lembrança.Parti amando Paris, amando os franceses [todos muito bem vestidos e civilizados] e o francês. Ao contrário do que escutei, não tive dificuldades em me virar lá, muitos deles foram super gentis. Tive ainda mais vontade de aprimorar a língua e voltar lá um dia, passar mais tempo, poder assimilar mais toda aquela cultura, assistir musicais, passear sem pressa por museus e galerias e sentir de novo aquele ar, que só Paris tem.

obs.: [Finalmente] Fiz um Flickr pra mim. Lá você confere mais [muitas] fotos!

2 comentários:

  1. Amei seus textos sobre Paris. Pude vivenciar os nossos passeios e sentir mais uma vez o prazer de ter podido curtir lugares e paisagens incríveis. Quando era criança e estudava francês em livros escolares, nunca poderia supor que vivenciaria lugares descritos nos livros como Avenue Champs Elyssée, Arc do Triunf e Notre Dame. Obrigada pela oportunidade do passeio e textos lindos das nossas aventuras! Mãe.

    ResponderExcluir
  2. Talita, é sério, não sabia que você tinha ido pra lá até ler o post do livro! Ah que vontade imensa de ir pra lá, você conta tudo tão bem que eu consigo sentir daqui a emoção/vontade/felicidade de estar lá! Acho que eu não cansaria um minuto se fosse pra lá, só para aproveitar o máximo possível! haha
    beijos!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...